Regras do Polo Aquático

Noções Básicas

Oficialmente, as competições são disputadas em piscinas de dimensões variáveis: a largura deve medir entre dez e vinte metros; o comprimento deve medir entre 20 e 30 metros; e a profundidade mínima deve ser de dois metros. A duração de uma partida é de quatro tempos de sete minutos cada. A bola apresenta massa variável entre 400 g e 450 g e é diferente para jogos femininos e masculinos.

As duas equipes são formadas por sete jogadores cada, os quais não podem pegar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro) e nem afundar a bola para impedir o adversário de roubá-la. A diferenciação entre os jogadores de cada equipe ocorre por meio da cor da touca, que deve ser distinta entre os times. Mais uma vez os goleiros são exceções: ambos usam toucas de cor vermelha. Além disso, deve-se frisar que, embora o contato físico seja constante, bater, empurrar e chutar os adversários são atitudes proibidas. A condução da bola deve ser feita sempre com uma das mãos ou com os braços.

Faltas

Deve-se lembrar que as infrações são sempre apontadas pelos juízes. Embora já tenham sido tratadas de modo mais detalhado no trecho anterior, resumiremos as ações que são consideradas como faltas:

- O jogador não pode segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo;

- Manter a bola embaixo da água;

- Empurrar o adversário;

- Cada jogada deve ser realizada em até vinte e quatro segundos.

Por Paula RondinelliColaboradora Brasil EscolaGraduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UnespMestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UnespDoutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/polo-aquatico.htm